Mediar não é uma tarefa simples. Estar entre opiniões e necessidades divergentes em busca de um ponto de consenso é um trabalho que requer atenção, escuta ativa, franqueza e a capacidade de fazer as perguntas que, muitas vezes, ninguém quer ouvir. Se você costuma ficar neste lugar e deseja se preparar melhor para encaminhar processos em busca de possibilitar soluções, nós temos uma ótima novidade para você. A Escola F está abrindo uma turma do curso online Facilitadores F, voltado para quem precisa desenvolver habilidades e dispor de mais ferramentas para atuar como facilitador. 

As vantagens de participar de um curso sobre o papel dos facilitadores é que, durante as aulas em grupo, consegue-se reproduzir o ambiente de atuação de um facilitador. A partir dessas simulações, o aluno tem a chance de se perceber enquanto mediador, de entender suas escolhas e analisar as próprias atitudes, observando os pontos fortes e fracos. “A facilitação não é uma tarefa mecânica, que possa ser resolvida apenas com técnicas. Essas ferramentas são um bom começo, mas o que a gente espera dos participantes do programa é que eles sejam capazes de construir o seu próprio estilo de atuação”, enfatiza Elane Cabral, sócia da Escola F e uma das coordenadoras do curso. 

“Sempre atuei como facilitadora pelo feeling. O curso foi muito importante para conhecer mais sobre teoria e técnicas de facilitação. Aprendi, também, sobre as armadilhas, como querer se colocar como quem sabe mais ou presumir que alguém é o “vilão”™ do grupo”, pontua Roberta Lima, secretária de governança do Grupo Ricardo Brennand e uma das ex-alunas do curso Facilitadores F

Outra aluna que também já exercia esse papel e pôde comprovar os benefícios do programa foi Eduarda Ferrer, integrante da quarta geração e gerente de marketing da empresa da sua família, a Pitú. “O curso aumentou minha autocrítica, fiquei mais atenta ao que não deve ser feito. Ajudou a ter mais consciência deste papel e de que precisamos saber ler o ambiente, dar importância às questões não ditas, fazer as perguntas certas. Saio com a expectativa de poder continuar atuando como facilitadora, agora com mais conhecimento e segurança”, destaca. 

“Voltado para membros de famílias empresárias, profissionais de governança e também para executivos que trabalham em empresas familiares, o Facilitadores F oferece, para o participante, mais clareza a respeito do seu potencial de contribuição na empresa familiar”, explica Elane Cabral. 

Clique aqui, e saiba mais sobre o curso

Escola F

Leave A Comment