Desemaranhar os nós que confundem as funções da família e dos executivos na gestão de uma empresa familiar. Em pouquíssimas palavras, esse é um dos trabalhos desempenhados pelo conselho de família, uma instância que liga famílias empresárias aos seus empreendimentos, organizando os relacionamentos e os papéis com clareza e de forma sistematizada. Assim, o conselho é capaz de endereçar dúvidas, antecipar o possível surgimento de crises e resolver conflitos, além de ajudar a pensar o futuro comum da família empresária. Parece perfeito, certo? Sim. Mas conselhos de famílias não nascem prontos. Se você quer saber como estruturar o seu, a Escola F pode te ajudar. 

Conselheiro F – Atuação em Conselho de Família é um curso prático, que vai te auxiliar a desenvolver este fórum na sua empresa familiar, levando em conta suas particularidades e objetivos. “Tem sido uma experiência riquíssima, pois apesar dos participantes terem idades diferentes, de ramos diferentes e com experiências diferentes, as dores que temos são muito parecidas. A troca de informações, o feedback e o networking ajudam a deixar a experiência ainda mais fantástica”, comenta Higor Schwambach, que participou de uma das turmas do programa e integra a terceira geração de um grupo familiar empresarial.

Entender na prática como o conselho funciona, com simulações de atividades reais, voltadas para o reposicionamento dos papéis dos membros da família e dos profissionais que atuam diretamente na tomada de decisão do negócio é um dos principais destaques do curso, mas não é o único. Você terá no programa a companhia da Família Jones, uma ficção criada pela Escola F para encenar situações e dilemas que acontecem com muita frequência na vida real. Tudo isso em um ambiente de confiança, em que é possível abordar questões sensíveis para uma troca produtiva de experiências. Acesso a conteúdos acadêmicos e pesquisas atualizadas são alguns complementos aos recursos das aulas.

“Foi uma experiência muito positiva. Entendi que todas as famílias têm as mesmas dificuldades, as mesmas dores, e aqui a gente compartilha. Muito enriquecedor e engrandecedor. Aconselho para todas as pessoas que têm uma família empresária por trás a participar deste curso”, destaca Andrea Wanderley, integrante da quarta geração de um grupo empresarial familiar. “A interação entre os alunos produz conhecimento. Cada encontro é criteriosamente planejado, criando as condições para o aprendizado”, acrescenta Mariana Moura, sócia da Escola F e uma das coordenadoras do Conselheiros F.

“Eu achei a experiência engrandecedora. Nos traz uma bagagem para ser um melhor membro da família, nos traz uma clareza dos papéis do que é ser um acionista, um gestor e um membro da família. Então foi uma experiência muito próxima do que podemos aplicar na prática e esse aprendizado a gente leva para a nossa família”, resume Sérgio Burle, também integrante da quarta geração de um grupo empresarial familiar. 

Para ser um membro de família melhor, como apropriadamente colocou o empresário, nem sempre bastam o esforço e a boa vontade. Na maior parte das vezes, é necessário também reunir conhecimentos e aprender como estabelecer as atribuições de cada um, para o melhor funcionamento da empresa, promovendo negócios prósperos. O curso Conselheiro F — Atuação em Conselho de Família é um passo mais do que seguro, que você pode dar nesta direção. 

Clique aqui, e saiba mais sobre o curso

Escola F

Leave A Comment