Os afetos que ligam uma família empresária, às vezes, repercutem na empresa familiar, e, quando não tratados, os conflitos podem gerar impasses que parecem insolúveis para a gestão do negócio. Essas não são as únicas particularidades da interface entre família e empresa, mas merecem uma atenção cuidadosa. Para falar sobre o assunto, a Escola F e o psicanalista Christian Dunker estarão juntos, ao vivo e online, no dia 15 de julho, às 19h. O evento é gratuito, e você é nosso convidado.

Inscreva-se aqui

No encontro, Dunker e a Escola F vão abordar os dilemas da família empresária, a interface entre família e empresa e as dificuldades que, muitas vezes, se impõem para delimitar o campo de cada uma. Youtuber atuante, Dunker mantém um canal na plataforma de vídeos com mais de 280 mil inscritos. Em suas postagens, observa fenômenos e comportamentos da sociedade contemporânea para lançar luz em pontos que precisam ser discutidos, mas às vezes não são encarados. A incidência dos problemas do ambiente social sobre o sujeito, e suas consequências, estão entre seus temas mais frequentes.

Junto com duas sócias da Escola F — Elane Cabral e Mariana Moura —, Christian Dunker vai colocar sua experiência a favor de uma discussão produtiva sobre a interferência das emoções criadas na família no ambiente da empresa. Ao contrário do que se costuma imaginar, de uma maneira geral, os sentimentos não são apenas entraves ao desenvolvimento do negócio, oferecendo vínculos fortes e resiliência em tempo de crise, por exemplo.

Para aproveitar melhor seus pontos fortes, entretanto, é necessário ouvir o outro. “O que significa escutar? Existe uma escuta ‘transformativa’, aquela que nos permite escutar o outro a partir do lugar do outro. São experiências em que a escuta se torna de fato relevante”, comenta Dunker, em um vídeo postado no canal da Casa do Saber, de São Paulo. Ele destaca ainda a importância de, num diálogo, ninguém se colocar como “dono da verdade”: “Escutar o outro é renunciar a uma posição de poder”, destaca.

Essas e outras questões estão na pauta do encontro especial, entre a Escola F e Christian Dunker, 15 de julho, às 19h. O evento é online e gratuito. Inscreva-se.

Inscreva-se aqui

Mais sobre os participantes

Christian Dunker

Doutor em psicologia pela USP, ele é um dos principais intelectuais do país na atualidade. É autor de vários livros, entre eles, alguns dos mais vendidos na área da psicanálise e psicologia social. Também é vencedor do Prêmio Jabuti, primeiro e segundo lugares, em 2012 e 2016, respectivamente, na categoria “Psicologia, Psicanálise e Comportamento”. Atualmente é Analista Membro de Escola (A.M.E.) do Fórum do Campo Lacaniano. É um dos coordenadores do Laboratório de Teoria Social, Filosofia e Psicanálise da USP.

Elane Cabral

Sócia fundadora da Escola F, Elane é consultora em desenvolvimento de famílias empresárias e transição de gerações e psicóloga com extensão em Governança Corporativa em Empresas Familiares e Gestão de Empresas Familiares. Além disso, também faz parte da AJA Governança & Sucessão, é Diretora Técnica do Projeto RUMO e Certificada no Programa Dynamics of Consulting – CFAR/NY.

Mariana Moura

Sócia fundadora da Escola F, Mariana é acionista e conselheira do Grupo Baterias Moura, mestre em Mudança pelo INSEAD e doutoranda em pesquisa organizacional pelo Tavistock Centre em Londres. Autora do livro Supergovernança: Um olhar ampliado sobre os desafios das empresas familiares.

Escola F

Leave A Comment