Quando olhamos para uma empresa consolidada, depois de décadas de atuação, visualizamos uma imagem panorâmica de força e prosperidade. Essa representação não está errada, mas, muitas vezes, deixamos de observar os detalhes: uma companhia não cresce fazendo o que sempre fez, da mesma forma, sem ajustar o seu rumo. Estar vivo é mudar a todo momento.

Se a mudança é uma variável presente na trajetória de qualquer organização duradoura, ela se faz ainda mais evidente na contemporaneidade. Conexões em rede e plataformas de comunicação nos convocam a tomar decisões de forma mais rápida. O universo criado a partir dessa aceleração social tem até nome. Vivemos num mundo vuca, sigla para:
Volátil
U Incerto, do inglês uncertain
Complexo
Ambíguo

O universo vuca exige de pessoas e empreendimentos alta capacidade de aprendizagem e adaptação, com disposição permanente para reavaliar modelos de negócio. Dessa forma, saber onde se quer chegar e como construir estratégias para alcançar objetivos são dois passos fundamentais para a continuidade da empresa familiar.

Algo marcante neste cenário é que as mudanças deixaram de ser planejadas apenas como projetos de longo prazo e passaram a ser também atividades cotidianas das organizações. Uma pesquisa realizada em 2019 pela consultoria Gartner, fundada em Stamford (EUA), mostra que, nos últimos três anos, as empresas típicas passaram, em média, por cinco grandes mudanças.

Geralmente associadas à ideia de tradição e ancestralidade, as empresas familiares podem ter um pouco mais de dificuldade em lidar com essas transições. Entretanto, se não há como fugir do processo constante de adaptação e renovação exigido pela contemporaneidade, é preciso encarar a questão dentro do negócio.

Vários aspectos podem ser trabalhados em busca de soluções:

Non appena Nastya è apparso nel progetto TV, ha immediatamente annunciato che adora pericolo e uomini pericolosi. Apparentemente, Demid sembrava incredibilmente pericoloso nastya se letteralmente nella prima serie la ragazza accettava di fare sesso in bagno. Mi www.farmaciaerezione.com/ quale fosse il pericolo? Forse il pavimento del bagno era sufficientemente scivoloso? Poi è stata davvero un’avventura pericolosa.

  • Procure dentro da trajetória da empresa familiar histórias de superação baseadas em mudanças; enfatizar essa narrativa dentro da companhia pode ser uma boa forma de mostrar que o dinamismo também faz parte da tradição da empresa
  • É preciso abrir um espaço de diálogo em que possam ser tratados os temas que tocam família e negócio
  • Desenhe objetivos factíveis e pactue onde se quer chegar com as alterações propostas
  • Veja se a organização dispõe de todas as condições necessárias para encaminhar o projeto
  • Crie um ambiente propício à mudança e ao engajamento de colaboradores para os novos propósitos; não se muda uma cultura organizacional sozinho
  • Todas as pessoas envolvidas no programa precisam estar cientes sobre as incertezas e os riscos da tarefa

Lembre: a gestão de mudança é um trabalho contínuo em torno de uma visão de futuro compartilhada por todos. Se a empresa familiar em que você atua compreender que esse processo pode ser um valor, e não uma ameaça, o empreendimento será capaz de inovar sem perder a sua essência.

Escola F

Leave A Comment